O que significa "porta estreita"?
As congregações evangélicas dizem por aí que, como a porta é estreita, o sua bagagem não conseguepassar com você. Mas vamos definir, aos olhos de algumas congregações o que a "bagagem":
"Brinco, batom, bebida alcoólica, futebol, maquiagem, salão de beleza, músicas do mundo", e tantas outras coisas que em nada alteram o caminho.
O que precisamos entender é que a igreja como instituição é falida, visto que Jesus não veio fundar o cristianismo. Jesus veio para mostrar a nós o seu amor incondicional. Portanto esqueça as doutrinas impostas pela igreja (instituição) e se agarre as palavras de Jesus. Com isto, quero dizer há você para tirar da mente todas as pré-interpretações impostas pela igreja (instituição) e manter a mente aberta para o Evangelho. Só assim você poderá me entender!
Portanto voltando a questão da porta estreita, ao dizer isto Jesus se referiu aos seus ensinamentos de vida. Isto mesmo de vida, pois as palavras de Jesus não foram ditas só para serem lidas nos púlpitos, mas para melhorar a nossa vida. Na igreja (instituição), todos nós somos sorrisos e abraços, mas só você sabe para qual vida você volta na segunda-feira! Só você sabe para qual emprego, para qual escola, para qual marido, para qual esposa, enfim, só você sabe aonde o seu "calo aperta" e é para está vida "real" que Jesus disse que obedecer as suas palavras é entrar pela porta estreita.
Bem-aventurado os misericordiosos, os pacificadores, os limpos de coração, os mansos, os que choram, os que sofrem perseguição por causa da justiça... Esta é a porta estreita! Nela não entra a vaidade, o orgulho, a justiça própria, a cobiça, a inveja, a falsidade, a luxúria, o engano, a traição, e todos os sentimentos e ações que vão contra as palavras de Jesus. Quem escolhe o caminho estreito não anda segundo o "curso deste mundo", mas anda com os pés firmes no chão da realidade.
É importante que você entenda que a porta não é estreita porque é apertada, mas é estreita porque por ela só passam você e a sua fé. O justo anda pela fé! É por isso que Jesus disse: "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará." Lucas 9:23-24. Quando ele disse: "...qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.", ele não está só se referindo ao mártires da fé, mas ao nosso processo diário de "martirização". Os frutos da porta estreita são vida e paz! O seu guarda-roupa mude se você quiser. As suas músicas mude se você quiser, mas lembre-se que antes de fazer qualquer mudança física, tenha certeza que a mudança de mente o alcançou de tal modo que você passe a ser misericordioso, pacifico, limpo de coração, manso e justo, mesmo quando não há recompensas dos homens, porque a recompensa vocês terão em Deus!
Essa é a porta estreita que Jesus se referiu! Mas no mundo de hoje é praticamente impossível seguir os ensinamentos de Jesus. O mundo de hoje é competitivo, ansioso, enganoso e perverso. Tanto que os discípulos de Jesus o questionaram em Mateus 19: "Quem poderá pois salvar-se?". A resposta de Jesus é graça! Veja:
E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível. Mateus 19:26
É pela graça, é tudo pela graça! Paulo diz que pela graça sois salvos mediante a fé! E completa dizendo que isto não vem de nós, é dom de Deus!
Entrar pela porta estreita é antes de tudo, crer que você só vai até ele (Jesus), mas é ele quem vai te aliviar, porque assim ele disse que faria!
Paz e Graça!
Como saber se uma pessoa foi salva?
A pergunta que nos vem a mente quando alguma pessoa querida falece é: Será que ela foi salva?
A Bíblia nos mostra que a salvação pode ser adquirida nos últimos momentos de vida, leia Lucas 23. A PASSAGEM dos ladrões da cruz nos mostra que mesmo nos últimos momentos de vida, a pessoa pode se arrepender, crer no Senhor Jesus e ser salvo.
Isto mesmo sem receber o batismo, até porque o batismo não salva ninguém Paulo nos diz: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;" A graça de Jesus nos salva por meio da fé. Crer é o caminho para a salvação. O mesmo Paulo, diz a um carcereiro na cidade de Filipos: "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.".O ponto central da salvação é crer!
Agora se o ponto central da salvação é crer, não existe nenhuma forma de precisar se este ou aquele foi salvo. Deus nos dá chances de nos arrependermos até nosso ultimo minuto de vida. E mesmo se a Bíblia nos desse provas de que temos como saber, não cabe a nós julgarmos ninguém Até porque nos não temos gabarito nenhum para sermos juízes de ninguém Paulo diz que todos pecaram e todos carecem igualmente da graça de Deus, porque sem a graça não ha salvação, sem a graça somos todos injustos e pecadores.
Então meu irmão, pare de dizer que fulano foi salvo ou que ciclano foi para o inferno! Cuide da sua vida com Deus. E tenha certeza que o um dia ele virá como juiz e aí sim, ele ira direcionar as pessoas para a eternidade.
Paz e Graça a todos
Como entender facilmente a Bíblia
O que é mais importante para você, tempo ou dinheiro? Para alguns o mais importante é o dinheiro, mas para outros é o tempo. No mundo de hoje, acredito veementemente que o tempo é mais importante que o dinheiro, visto que o dinheiro, alguns podem ter mais e outros menos, mas tempo, todos possuem a mesma quantidade!
Mas talvez você se pergunte o que isto tem haver com "entender facilmente a bíblia"? Ora tudo a ver, visto que entender a bíblia requer a sua leitura e ler a bíblia requer tempo! Mas você talvez você trabalhe, estude e cuide de casa e com todas essas tarefas não encontre tempo para ler o Evangelho. Saiba que você não está sozinho, justamente porque como falei anteriormente: "todos possuem a mesma quantidade de tempo". Agora imagine você encontrando um guia prático que irá te ensinar a:
- Organizar o seu tempo para a leitura da Bíblia.
- Encontrar motivação para a leitura da Bíblia.
- Criar os seus próprios planos diários de leitura da Bíblia.
- Aprender a entender a Bíblia.
- Aprender os significados dos textos bíblicos.
- Entre outras coisas...
Paz e Graça a todos
Qual o plano de Deus para minha vida?
A maioria esmagadora dos evangélicos utilizam-se de todos os meios para evangelizar, inclusive dizendo a frase mágica: "..Deus tem um plano na sua vida..". Depois de viver e viver e nunca ver o "plano de Deus" conheci diversas pessoas que hoje abominam esta frase (algumas abominam mesmo é os evangélicos) e sou uma delas. Não acredito nessa história de plano, visto que o justo vive é pela fé e não pelo plano.
Conheço diversas pessoas que ainda não se casaram, tiveram filhos, compraram algo ou não aceitaram alguma PROMOÇÃO no emprego, porque estão esperando Deus revelar o seu "plano perfeito". Ora o plano de Deus para mim, sempre se revelou depois e nunca antes, de tal modo que: não sou casado e não estou esperando a "mulher de Deus"; se um dia eu vier a me casar, será por amor e não porque alguém disse que este era o "plano de Deus". Emprego, pego o que vem ou o que me agrada. Se aparecer um emprego melhor, vamos lá... Ministério, eu exerço o que é saudável para mim, o que sei, e não o que alguém disse ser para mim.
Esta história de plano foi criada pelos evangélicos que demonstram medo em relação ao FUTURO e vivem de todas as formas, menos pela fé! Quem anda pela fé não precisa de um plano ou de um MAPA ASTRAL para se locomover, pois como já disse: o plano sempre se revela depois e nunca antes. Então eu caso com quem gosto, trabalho onde gosto, vivo onde gosto e faço sempre o que meu coração julga ser o bem, conforme aprendi no evangelho de Cristo. Não temos como saber quantos filhos teremos ou quantos empregos teremos, pois a nossa vida não funciona como um filme, onde podemos avançar ou retroceder. A vida é para frente e é sempre em movimento, pois tudo tem a ver com a estrada. A estrada se revela a mim conforme vou fazendo o meu caminho. Exemplo disto é a parábola do bom samaritano! O Sacerdote e o Levita tiveram a oportunidade de ver a mesma estrada que o samaritano, a diferença foi a resposta dada. Enquanto os dois primeiros viram o ferido e escolheram seguir o caminho da não misericórdia, o samaritano vendo a mesma cena, responde de modo diferente e age com misericórdia.
A cena da sua vida é essa mesmo que você está vendo, o importante é a resposta que você dará asdificuldades que possam assola-lo. Porque uma pessoa com alguma "deficiência", as vezes se mostra mais de bem com a vida do que os chamados "normais"? A resposta que você dá a vida é o que vai te diferenciar e não um suposto "plano de Deus", que normalmente na nossa cabeça envolve a "humilhação de nossos inimigos" ou Deus fazendo qualquer coisa para nos "favorecer nas dificuldades". Deus não é injusto, portanto ele só deseja que você ande pela fé, e andar pela fé é a maior demonstração de plano que você pode ter.
Pense nisso!
10 PEDIDOS 1 RESPOSTA
Lc 17:11-19
V11 – “… passou por Samaria…”
Jesus vai até ao impossivél para dar vida.
Jesus procura os que estão longe, desprotegidos, enganados, perdidos…
V12 – “…pararam de longe…”
Por causa da sua condição
Hoje não temos de ficar longe a ver quem passa ou o que se está a passar… envolve-te e recebe!
V13 – “…tem misericórdia de nós…”
Miséria + córdia = põe o teu coração na minha miséria.
V14 – “…ide… mostrai-vos… e aconteceu que indo eles…”
O caminho para a vitória passa pela obediencia
Ex: 10 leprosos
Água em vinho (criados)
Naamã no rio jordão
Israel perante o mar
Israel perante o rio jordão (josué)
V15 – “ … voltou para glorificar…”
1º ele foi curado Depois voltou em reconhecimento
A bondade de deus leva ao arrependimento
V16 – “… se não este estrangeiro…”
A graça de Deus é para todos.
Ninguém está desqualificado para receber graça
V17 – “…a tua fé te salvou…”
9 foram curados
1 foi curado e foi salvo
Estes 10 leprosos representam hoje 10 tipos de pessoas…
1º ESQUECIDO
É aquele que segue em frente sem pensar na fonte de todas as suas bençãos.
O cristão tem muitas razões para loouvar a Deus (Sl 103:2-5)
2º O ORGULHOSO
Pensa que merece toda a honra pelo seu exito.
Herodes morreu por não dar glória a Deus (At 12:23)
3º O DESANIMADO
É aquele que vê tudo preto
É aquele que não vê nenhuma razão para louvar a Deus.
Esse precisa compreender que Deus reina
4º O NEGLIGENTE
Ele sabe que deve louvar a Deus, mas simplesmente senta-se
Não está a enganar a Deus, mas engana-se a si mesmo privando-se de vitórias espirituais.
5º O CALADO, RESERVADO.
Mantém as emoções sempre debaixo do controlo.
Dificuldade em expressar os seus sentimentos
Jesus soltou a língua do mudo (Mc 7:35) e pode soltar a nossa.
6º O QUE VIVE DE EMOÇÕES
Ele não louva ao Senhor porque NÃO SENTE fazê-lo
O salmista dava graças o dia todo (Sl 35:28) quer sentisse ou não
A vida cristã não deve ser baseada em emoções mas em convições.
7º O ENGANADO
Ele dá graças a benfeitores humanos (médicos, professores, cientistas, agricultores…) não compreendendo que é Deus que dá a habilidade e a motivação. (Tg 1:17)
8º O IGNORANTE
As crianças não são agradecidas por natureza, têm de ser ensinadas.
Os crentes precisam aprender a dar graças a Deus (Cl 3:15; 1 Ts 5:18)
9º O INDIGNO
Um vida agradecida é imcompativél com uma vida de pecado.
A bíblia diz que nos últimos dias os homens serão “ingratos, profanos…” (2 tm 3:2)
HOMEM ABENÇOADO VS HOMEM AMALDIÇOADO
O HOMEM ABENÇOADO VS O HOMEM AMALDIÇOADO.
Todos somos chamados ao crescimento. É suposto crescer em todas as áreas da vida.
Português – começa com – reconhecer/aprender as letras – soletrar – estrutura das sentenças – pontuação…
Crescer em Cristo, é aprofundar-se na Palavra de Deus, ser estabelecido na Verdade de que agora estamos debaixo de uma Nova Aliança.
TODA A REVELAÇÃO DA PALAVRA É CONSTRUÍDA SOBRE A REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO E DA SUA OBRA CONSUMADA.
Hb 5:13 “Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentadona palavra da justiça, porque é menino.”
Se estamos estabelecidos na Justiça de Deus, já não somos meninos.
NOTA: Quando tivermos a revelação de que a Sua Justiça não depende do nossoprocedimento correto, mas da crença correta em Jesus, estaremos amadurecidos na palavra de Deus (justiça).
Crer, Receber, Reinar, Viver!
Maldito o homem que confia no homem.
Há uma diferença entre o homem amaldiçoado e o homem abençoado.
Jr 17:5-8 “Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! 6 Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.7 Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. 8 Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixade dar fruto.”
V5 “…Maldito o homem que confia no homem…” e não no Senhor, ele torna-se amaldiçoado.
Confiar no homem = a alguém que deposita a sua confiança nas suas próprias obras e esforços, e escolhe depender de si mesmo e rejeita o favor de Deus.
“…e faz da carne o seu braço…”
Carne – na bíblia nem sempre se refere ao corpo físico, mas aqui – ESFORÇO PRÓPRIO.
Noutras palavras: v5 “Maldito o homem que confia no homem, e faz do esforço próprio o seu braço, …”
DEVEMOS CONFIAR EM DEUS. - DEVEMOS ESPERAR EM DEUS - VERDADEIRO SUCESSO VEM DE DEUS.
NOTA: Nunca iremos obter bom sucesso nos nossos próprios esforços. TODO o nosso esforço poderá ser vão se Deus não abençoar. O nosso sucesso é parcial.
NOTA: O tipo de sucesso de Deus é COMPLETO, INTEGRO, e toca em todos os aspectos da nossa vida – ESPIRITO, ALMA E CORPO.
Pv 10:22 “A bênção do Senhor é que enriquece; e não traz consigo dores.”
ATENÇÃO : Deus NUNCA dá sucesso à custa do nosso casamento, família ou saúde.
CUIDADO: Não use toda a sua saúde para alcançar a fortuna, para depois gastar toda a fortuna a recuperar a saúde.
A GRAÇA de Deus irá produzir o sucesso de Deus na tua vida.
EXEMPLO: José do egito – Deus promoveu-o sempre, in dependentemente das circunstãncias.
Jr 17:6 “Porque será como a tamargueira no deserto (ou arbusto solitrário), e não verá quando vem o bem;”
PERGUNTA: De acordo com esta PASSAGEM, o bem passa pelo caminho do homem amaldiçoado? SIM! Mas ele não o percebe, não o vê!
PERGUNTA: Porque é que essas pessoas não vêm o bem quando ele chega?
Porque confiam nos seus próprios esforços e não tem a capacidade de ver as bênçãos provenientes do Senhor.
Elas só crêem no “bem” que eles próprios produzem. Nem sequer dizem muitas vezes “obrigado” porque acham que tudo depende dos seus próprios esforços.
O HOMEM ABENÇOADO – vive sob a graça de Deus, confia no Senhor e é constantemente grato e louva a Deus pelo favor imerecido.
V6 “Porque será como a tamargueira no deserto…”
Solitário… pessoa que confia em si mesma – fica velha, cansada, rabugenta…
Jr 17:7,8 “Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor.
8 Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.”
NOTA: Enquanto o homem amaldiçoado é incapaz de ver o bem quando ele chega, o homem abençoado não receia quando vem o calor.
Significa que o calor vem, mas ele não teme as estações quantes da vida, continua a ser forte e a florescer. – terá: SAÚDE, JUVENTUDE, ENTUSIASMO, DINAMISMO DIVINO.
Não há STRESS – Deus está no controlo!
Esperança – gr “elpis” – (constante) expectativa de bem.
A ÚNICA MANEIRA DE UM CRENTE CAIR SOB MALDIÇÃO.
PERGUNTA: é possível ser crente e continuar a confiar nos seus próprios esforços?
Sim, claro! Só dependem de Jesus para Salvação, mas atribuem a si mesmo o sucesso pelas famílias, carreira e finanças.
PERGUNTA: O que acontece quando um crente confia em seus próprios esforços e rejeita a graça de Deus?
Todos fomos redimidos da maldição da lei (esforço). Quando um crente rejeita a graça de Deus e depende dos seus próprios esforços para ser abençoado, ele volta a ficar debaixo da maldição da lei. Não significa que perdeu a salvação, mas abdica das bênçãos alcançadas por Jesus através do seu sangue na cruz do calvário.
CAIR da graça é RECAIR nas obras da aliança da lei.
Gl 5:4 “Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.”
Não procures ser abençoado pelas obras da lei (próprios esforços).
Gl 3:10 “Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisasque estão escritas no livro da lei, para fazê-las.”
É a própria lei que o condena. Ninguem pode cumprir todos os requisitos da lei.
A lei serve unicamente para mostrar as falhas da pessoa.
Gl 3:11,12 “E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.
Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.”
Fé na OBRA CONSUMADA de Jesus na Cruz!
Gl 3:13,14 “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; 14 Para que a bênção de Abraão (justificado pela fé) chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.”
DEFINIÇÃO DO REI DAVI SOBRE UM HOMEM ABENÇOADO.
Rm4:6-8 “Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo: 7 Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas,E cujos pecados são cobertos. 8
Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.”
Esse é um homem abençoado. Não diz que ele não peca, mas que esse pecado não lhe será imputado! Porque? Porque todos os pecados foram imputados e punidos em Jesus Cristo!
PERGUNTA: Um crente ainda pode pecar?
A palavra grega para pecado é “hamartia” = errar o alvo.
Se perguntamos e um crente peca, é o mesmo que perguntar se o crente erra o alvo. SIM os crentes irão errar o alvo de tempo a tempo.
V7,8 “Bem-aventurados aqueles cujas maldades [instancias de errar o alvo] são perdoadas,E cujos pecados [instancias de errar o alvo] são cobertos.
Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não [lhe] imputa o pecado [suas instâncias de errar o alvo].”
DA PROMESSA À POSSESSÃO!
DA PROMESSA À POSSESSÃO!
Quem é que não tem promessas de Deus? Todos temos…
A quem é que Deus não se manifestou prometendo alguma coisa?
Temos as promessas do Novo Testamento.
Cura – “Pelas suas pisaduras fomos sarados” – 1 Pe 2:14
Prosperidade – “…por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.” – 2 Co 8:9
Vitórias sobre o inimigo – “Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará,…” - Is 54:17
MAS… passar da promessa para a manifestação da promessa nem sempre acontece como queremos.
Deus chamou-nos para a grandeza, vitória, vida abundante… mas existem coisas que se opõem às promessas de Deus:
- Montanhas
- Mares
- Obstáculos
DEUS É O CAMINHO PARA A PROMESSA SER REALIZADA.
Existem 3 DESAFIOS para passar da promessa para a possessão da mesma:
NOTA: Se percebermos estes 3 desafios passaremos da promessa à realização.
Romanos 4:18-21
A 1º coisa a fazer depois da promessa ser falada é perceber que temos um problema, porque se é promessa é porque ainda não é manifesto o que se espera, fruto talvez de… um problema!
Geralmente, há sempre alguma coisa no caminho.
Abraão – Deus prometeu um filho (descendência)
A sua mulher era estéril…
1º PROBLEMA (ou seja… não tenhas medo)
Medo: circunstancias, factos, impossibilidades…
ISRAEL – Deus prometeu a terra da promessa (Canaã)
Problema – Mar Vermelho na frente e o exercito atrás.
Deus disse para o povo marchar e a Moisés para estender a sua vara sobre o mar. E O MAR ABRIU-SE AO MEIO. ( Ex 14:15,16)
NOTA: Não ALINHES a tua fé com as circunstâncias.
Não faças dos factos os teus limites.
Deus é Deus do impossível.
HEI !!! à ALINHA A TUA FÉ COM AS PROMESSAS!
2º PERSPETIVA
Temos de ter a perspetiva certa.
Perante as dificuldades, fatos, lutas, incapacidades…
QUAL É A TUA PERSPETIVA?
Fé em Deus! Rm 4:19
NOTA: O fato de teres oposição na tua vida não significa que não tens fé.
Abraão teve problemas.
Ele enfrentou os factos mas não enfraqueceu na fé.
V20 – não duvidou, mas deu Glória a Deus.
CHAVE do sucesso de Abraão – v21 “e estando certíssimo de que Deus era poderoso…”
NOTA: Temos de estar certíssimos de que Ele É poderoso para fazer mt mais…
Podes dizer: Deus prometeu-me CURA e estou certíssimo de que Ele é poderoso para cumprir o que prometeu.
Deus prometeu-me SAUDE FAMILIAR…
Deus prometeu-me PROSPERIDADE…
Deus prometeu-me FORÇAS…
…
Muitas vezes temos de declarar por palavras audíveis as promessas de Deus e agir em fé. – FALAR EM FÉ! – As palavras têm poder.
Deus DISSE: “Haja luz, e houve luz!”
Jesus falou às tempestades, ondas, ventos e eles aquietaram-se… ao som da sua voz.
NOTA: Não fales dos problemas / montanhas / ventos /mares… foca-te em Deus (perspetiva) e FALA a PALAVRA!
Rm 4:17 “(Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.”
Abraão creu… em Deus. ( No Deus que dá vida aos mortos e que faz que as coisas que não são passem a ser)
NOTA: Se queremos o invisível temos de começar a falar as promessas de Deus em fé.
3º PACIÊNCIA
Fé e paciência é tudo o que precisamos para ver Deus cumprir as suas promessas.
Uns têm fé e não têm paciência – não funciona
Outros têm paciência e não têm fé – não funciona
Abraão teve de esperar cerca de 25 anos para ver a promessa ser cumprida.
Josué e Caleb esperaram com paciência 40 anos para alcançar a promessa.
Tiago 1:2-4 “Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;
Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.
Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.”
Gozo, Fé, Paciência
Ter gozo no caminho mesmo quando nada acontece é o caminho certo.
Se sabemos ter gozo e paciência então a nossa fé é provada e manifesta o cumprimento da promessa.
Não podes ter muita fé se não tiveres paciência quando as circunstâncias exigiram uma fé pequena.
Tg 1:4 “… sem faltar coisa alguma”
Paciência com o solhos em Deus, faz Deus remover tudo do nosso caminho.
Não desistas…
Não te rendas…
Não te retires…
Não entregues a tua herança…
Não te contentes com o 2º lugar… Deus tem o Nº 1 para ti.
Não te contentes com o “estive quase lá” ou “quase que consegui”
LUTA… FALA… CRÊ… RECEBE!
NOTA: Não fomos chamados para encher edifícios com pessoas, fomos chamados para encher pessoas com a Sua presença para depois Deus encher edifícios cheios de pessoas cheias da Sua presença.
ARREPENDIMENTO!
Arrependimento...
I. O Arrependimento é a primeira e uma das mais importantes verdades do Novo Testamento.
1. Foi o teor da mensagem de João Batista, Mc 1.4, “...apareceu João Batista no deserto, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados”.
2. Foi mencionado na primeira mensagem de Cristo, Mc 1,14-15, “14 Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus, 15 dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho”.
(...)
3. Jesus enviou seus discípulos a pregar e o que eles pregaram? Mc 6.12,
“Então, saindo eles, pregavam ao povo que se arrependesse”.
4. Examinando o livro de Atos, a primeira pregação da Igreja de Cristo, Pedro pede aos ouvintes que se arrependam, Atos 2.38, “Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”.
5. Paulo, outro grande pregador da igreja primitiva, ressalta aos Atenienses idólatras: Atos 17.30, “Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam”.
6. O arrependimento era básico na mensagem primitiva.
II. O arrependimento é o ponto de partida pelo qual todos que entram no reino dos céus precisam chegar a entendê-lo
1. Jesus deixa claro que todos os fariseus, sacerdotes e anciãos precisavam se arrepender da mesma forma que os publicanos e as meretrizes. Essa é uma verdade fundamental e vital. Não é um desses pontos que pode haver variações de pensamentos.
2. Paulo pregava que não havia nenhum justo capaz de fugir dessa realidade; Rm 3.10-19, “10 como está escrito: Não há justo, nem um sequer, 11 não há quem entenda, não há quem busque a Deus; 12 todos se extraviaram, a uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. 13 A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios, 14 a boca, eles a têm enchido de maldição e de amargura; 15 são os seus pés velozes para derramar sangue, 16 nos seus caminhos, há destruição e miséria; 17 desconheceram o caminho da paz. 18 Não há temor de Deus diante de seus olhos. 19 Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus”.
5. Podemos dizer com segurança que o tempo da salvação começa no arrependimento.
III. Jesus enfatiza que o que condena os homens é o fato de não se arrependerem
1. Mateus 21.32, “Porque João veio a vós outros no caminho da justiça, e não acreditastes nele; ao passo que publicanos e meretrizes creram. Vós, porém, mesmo vendo isto, não vos arrependestes, afinal, para acreditardes nele”. Foi o caso dos fariseus mencionados nesta parábola.
2. Ai de ti Cafarnaum... Lc 10.13, “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom, se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido, assentadas em pano de saco e cinza”.
V. O Arrependimento em algum ensinos ilustres do Senhor Jesus
1. Na parábola do filho pródigo encontramos o momento em que ele se arrependeu, e nada é mais comovente do que a palavras que Jesus usou para descrevê-la: “E tornando em si...”, Lc 15.17, “Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome!”.
VI. O que é o arrependimento - forma simplificada
1. Primeiro: Admitir o erro: a si mesmo; a quem de direito; a Deus; ao mundo. Exemplo: O filho pródigo: “Caindo em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai tem abundância de pão e eu aqui pereço de fome?”
2. Segundo: Sentir vergonha do que fez, achando-se indigno de receber o perdão. Exemplo: O filho Pródigo: “Pai, pequei contra o céu, e perante ti, e já não sou digno de ser chamado seu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros...”,Lc 15.18-19.
3. Terceiro: Provar e confirmar o arrependimento, fazendo aquilo que de princípio havia se recusado a fazer. Exemplo: o filho Pródigo: “E levantando-se foi para seu pai”, Lc 15.20.
4. Estes três passos podem ser vistos na vida do primeiro filho. Ele ficou com o coração constrangido em não obedecer a seu pai, admitiu o erro a si próprio, e foi para o trabalho humilhado.